ARTIGOS E CAPÍTULOS DE LIVROS

Os artigos e capítulos de livros desta seção foram publicados nos últimos 5 anos e os que estão disponíveis para leitura podem ser acessados pelo seu título em sublinhado. Para bibliografia completa dos autores, consulte seus Currículos Lattes.

DIAS, Juarez Guimarães; MENDONÇA, Carlos Magno Camargos; MEDEIROS, Ettore. Steffani. Mosaico da viadagem: disputas e conflitos em torno de uma textualidade midiática. In: Esferas - Revista interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro Oeste, n. 20, p.45-61, 2021. 

MENDONÇA, Carlos. M. C.; MENDONCA, F. V. K. M. . Ô bicharada, toma cuidado: o Bolsonaro vai matar viado! Cantos homofóbicos de torcidas de futebol como dispositivos discursivos das masculinidades. GALÁXIA (SÃO PAULO. ONLINE), v. 46, p. 1-18, 2021.

 

DIAS, Juarez Guimarães; BRANDÃO, Vanessa Cardozo. O que diz um corpo nu? Processos de Midiatização da performance La Bête e as controvérsias discursivas em rede. In: Contemporânea - Revista de Comunicação e Cultura, v. 18, n. 3, p. 27-46, 2020.

MENDONÇA, Carlos. M. C.. "O casaco de Marx", cada um tem o seu. In: Ângela Marques, Bruno Souza Leal, Elton Antunes. (Org.). Paulo B: um perfil em mosaico, um glossário em aberto. 1ed.Belo Horizonte: Selo Editorial PPGCOM/UFMG, 2020, v. 1, p. 129-138

PEDRON, Denise Araújo. Obra-corpo. obra-enigma: pulsão e corporeidade em Artaud e Marina Abramovic. In: Ephemera, Ouro Preto, v. 3, n. 4, n.p., jan./abr. 2020.

PIEVE, V. H. R. V. ; MENDONÇA, Carlos. M. C. . Yuki's Tale: duas categorias possíveis para questionar a masculinidade hegemônica em um jogo adulto masculino gay. REVISTA PERIÓDICUS, v. 1, p. 131-155, 2020

 

DIAS, Juarez Guimarães. Da criança que um dia fui para as crianças que ainda somos: um manifesto pela liberdade de ser. In: REBEH: Revista Brasileira de Estudos da Homocultura, v. 3, n. 9, p. 320-340, 2020.

MENDONÇA, Carlos. M. C.; MACHADO, F. V. K. . Pedagogizar corpos e conformar subjetividades: O sintagma ideologia de gênero como exercício colonizador da educação. FORMAÇÃO DOCENTE, v. 12, p. 91-104, 2020.

 

DIAS, Juarez Guimarães. Ensaio sobre a cegueira do Teatro O Bando: o visível e o invisível na adaptação da fábula de José Saramago. In: Moreira, Maria Elisa Rodrigues (Org.). Cruzando fronteiras: literatura, interartes, intermídia. Cuiabá: EdUFMT, 2020, p. 253-279.


MENDONÇA, Carlos. M. C.; MACHIDA, A. N. . A construção das princesas Disney: uma análise das performances, narrativas e identidades femininas. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA, v. 9, p. 1-23, 2020.


MENDONÇA, Carlos. M. C.. O jogo do vírus e as políticas do estar juntos. In: Miriam Pillar Grossi; Rodrigo Toniol. (Org.). Cientistas sociais e o Coronavírus. 1ed.São Paulo: ANPOCS, 2020, v. 1, p. 01-718.

 

DIAS, Juarez Guimarães; MEDEIROS, Ettore. Steffani. Viado poc star: masculinidades (in)subordinadas e periféricas nas performances de Saullo Berck no Youtube. In: Lara Lima Satler; Daniel Christino; Lisandro Nogueira; Rodrigo Cássio Oliveira. (Org.). Performances, mídia e cinema. 1ed.Goiânia: Imprensa Universitária, 2019, v. 1, p. 229-249.

 

MENDONÇA, Carlos Magno Camargos, DIAS, Juarez Guimarães, MANSO, Caroline Barbosa. O corpo em cena: relações (obscenas) entre nudez e figurino. In: PESSOA, Sônia Caldas; MARQUES, Ângela Salgueiro; MENDONÇA, Carlos Magno Camargos. Afetos: Pesquisas, reflexões e experiências em 4 encontros com Jean-Luc Moriceau. Belo Horizonte: PPGCOM UFMG, p. 39-50, 2019.

MENDONÇA, Carlos. M. C.; MACHADO, F. V. K.  E nessa cena a vovó da Pabllo já era transgressora: performances queer na música pop
brasileira
. REVISTA CONTRACAMPO, v. 38, p. 1-15, 2019.

PEDRON, Denise Araújo; CARVALHO, Tereza Bruzzi de. História e memória do Teatro Universitário: a catalogação de um acervo. In: Simpósio Temático Arquivos & Educação, 3., 2019, São Paulo. Arquivos, memórias sensíveis e educação. Belo Horizonte: ECI/UFMG - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2019. p. 75-93


MEDEIROS, Ettore. Necropolítica tropical em tempos pró-Bolsonaro: desafios contemporâneos de combate aos crimes de ódio LGBTfóbicos. RECIIS - Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, v. 13, p. 287-300, 2019.

 

LEAL, B. S. ; MENDONÇA, Carlos. M. C. Dilemas da visualidade jornalística das violências contra pessoas LGBTQ+ e contra mulheres
heterossexuais no Brasil
.
RECIIS - Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, v. 13, p. 261, 2019.

MEDEIROS, E. S.; SILVA, M. S. F. Discretos e Sigilosos: regimes de invisibilidade no Grindr e o reforço da masculinidade hegemônica. In: Gonçalves, J.;Trindade, V.; Machado, F.. (Org.). DAR-SE A VER: Textualidades, gêneros e sexualidades em estudos da Comunicação. 1ed.Belo Horizonte: PPGCOM UFMG, 2018, p. 38-54.

DIAS, Juarez Guimarães. Vende-se um pau: autoficção, performance e masculinidade na publicidade de si em aplicativos de postagens efêmeras. In: GONÇALVES, Juliana Soares; TRINDADE, Vanessa Costa; MACHADO, Felipe Viero Kolinski. (Org.). DAR-SE A VER: Textualidades, gêneros e sexualidades em estudos da Comunicação. 1ed.Belo Horizonte: PPGCOM/ UFMG, 2018, v. 01, p. 76-96.

FREITAS, F. A. ; MENDONÇA, Carlos. M. C. . Le texte et le jeu dans l´ecriture académique: une métaphore pour chercher le sensible. Revue
Internationele de psychosociologie et de gestion des comportements organisationnels
, v. XXIV, p. 217-229, 2018.

MENDONÇA, Carlos. M. C.. Dandara: a vida nua de um corpo sem peso. CONTEMPORANEA (UFBA. ONLINE), v. 16, p. 03-383, 2018.

PEDRON, Denise Araújo. A escrita de si e a criação da cena experiência: domingo. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL FAZENDO GÊNERO, 11., 2017, Florianópolis. [Anais eletrônicos...]. Florianópolis: UFSC, 2018. n.p..

DIAS, Juarez Guimarães. O amor venceu a ambição: a telenovela como obra work in progress e as estratégias de publicidade da Rede Globo para recall de espectadores de Babilônia. In: FRANÇA, Vera Veiga; COHEN, Evelyne; GOMES, Itania Maria Mota. (Org.). Gêneros Midiáticos e Identidades. 1ed.Belo Horizonte: PPGCOM UFMG, 2017, v. 1, p. 189-208.

MENDONÇA, Carlos. M. C.. Heteronormatividade: breves apontamentos sobre a força das leis, das normas e das regras nos processos de
assujeitamento
. In: Juliana Soares Gonçalves; Vanessa Costa Trindade; Felipe Viero Kolinski Machado.. (Org.). Dar-se a ver: textualidades,
gêneros e sexualidades em estudos da comunicação. 01ed.Belo Horizonte: PPGCOM UFMG, 2018, v. 01, p. 08-239.

LEAL, B. S. ; MENDONÇA, Carlos. M. C. . Ver a elas: mulheres trans e a dimensão política da cultura visual. In: Bruno Souza Leal; Carlos
Alberto Carvalho; Geane Alzamora. (Org.). Textualidades midiáticas. 1ed. Belo Horizonte: Selo PPGCOM/UFMG, 2018, v. 01, p. 103-112.

DIAS, Juarez Guimarães. Narrativas em cena e os processos de criação de João Brites em adaptações de romances para os palcos do Teatro O Bando. Sinais de Cena, v. 2, p. 15-31, 2017.

MENDONÇA, Carlos. M. C.. O nome social nas organizações educativas: diminuição da vulnerabilidade via a promoção de direitos. In: Ângela Cristina Salgueiro Marques, Ivone de Lourdes Oliveira, Fábia Pereira Lima. (Org.). Comunicação organizaconal: vertentes conceituais e metodológicas. 1ed.Belo Horizonte: Selo PPGCOMUFMG, 2017, v. 2, p. 07-248.

MENDONÇA, Carlos. M. C.. Corpos na pista: textualização no assassinato de pessoas homossexuais, trans e travestis. In: Moises de Lemos
Martins, Maria da Luz Correia, Paulo Bernardo Vaz, Elton Antunes. (Org.). Sentidos da morte. 1ed.Curitiba: Editora e Livraria Appris
Ltda, 2017, v. 01, p. 06-313.

MENDONÇA, Carlos. M. C.; LEAL, B. S. . Verlas a ellas: mujeres trans y dimensiones políticas de la cultura visual. In: Bruno Souza Leal,
Carlos Alberto de Carvalho, Geane Carvalho Alzamora. (Org.). Textualidades midiáticas. 1ed.Barcelona: Editorial UOC, 2017, v. 01,
p. 13-194.

MENDONÇA, Carlos. M. C.; MORICEAU, Jean-Luc . Afetos e experiência estética: uma abordagem possível. In: Carlos Magno Camargos Mendonça; Eduardo Duarte; Jorge Cardoso Filho. (Org.). Comunicação e sensibilidade: pistas metodológicas. 1ed.Belo Horizonte: Selo
PPGCOMUFMG, 2016, v. 01, p. 79-98.

PEDRON, Denise Araújo. O ensino da tragédia no Teatro Universitário: Prometeu acorrentado. UH, Havana, n. 282, p. 75-80, jul./dez. 2016.