EVENTOS
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE
COMUNICAÇÃO E CULTURA VISUAL:
PERSPECTIVAS EM PESQUISA
16 e 17 de outubro de 2019
Auditório Baesse - Fafich/ UFMG
O II Seminário Internacional Comunicação e Cultura Visual: perspectivas em pesquisa parte da seguinte questão: como as mudanças próprias à cultura visual implicam transformações nas experiências comunicacionais e nos estudos das mesmas? A pergunta se configura como um problema de pesquisa dotado de múltiplas entradas analíticas. A relação exposta na questão mobiliza e inquieta pesquisadoras e pesquisadores da Linha Textualidades Midiáticas que mantêm interfaces investigativas com os estudos da cultura visual. Nesta edição, teremos como tema central a visualidade e suas relações constitutivas – a partir das experiências dos corpos com os textos audioverbovisuais.
O II Seminário Comunicação e Cultura Visual reúne então um pequeno conjunto de pesquisadores, com acessos diversos aos estudos da cultura visual, para um debate conjunto sobre modos para a reflexão crítica e produtiva sobre escolhas procedimentais e metodológicas. Um eixo norteador do debate é a articulação entre processos analógicos e digitais, de temporalidades, de estéticas, de materialidades e de dinâmicas comunicacionais distintas, na configuração e no estudo do entrelaçamento entre a comunicação e a cultura visual.
PROGRAMAÇÃO
16/10 (Quarta-feira)
14h - Abertura
14h30 - Mesa 1 - Cartografias das visualidades
A ideia de “cartografia” – um processo simultaneamente científico e artístico-, é, por muitas vezes, associada a procedimentos metodológicos de apreensão da cultura visual, a partir de diferentes matrizes teóricas, algumas delas bastante conhecidas. Para além de uma reflexão teórica sobre “cartografia”, a proposta da mesa é buscar apreender as implicações, possibilidades e limites que esse gesto metodológico enseja.
Apresentadores/debatedores Fernando Contreras (via videconferência)
Flávio Valle Fernanda Portugal (mediadora)
16h30 - Mesa 2 - Entre o digital e o que já fazemos: articulações
Termos como “convergência”, “inter” e “transmedialidade”, “rádio expandido”, “televisão expandida” buscam caracterizar os processos de diálogo e apropriação de formas, modos de narrar, características de produção e de consumo de diferentes produtos comunicacionais. Nesta mesa, perguntamos como se aproximar dessas formas em trânsito, como apreender essas articulações também elas móveis e muitas vezes circunstanciais.
Apresentadores/debatedores Juliana Gutmann Nuno Manna Geane Alzamora
Elton Antunes (mediador)
17/10 (Quinta-feira)
14h - Mesa 3 - Visualidades como problema: aproximações e percursos
Termo intimamente ligado à cultura visual, “visualidade” adquire implicações, tons e matizes teórico-metodológicos conforme é construída conceitualmente e associada a diferentes fenômenos comunicacionais. Nesta mesa, busca-se, então, refletir sobre esses múltiplos modos de afetação – empíricos/teóricos/metodológicos – próprios das visualidades.
Apresentadores/debatedores Bruno L/Phellipy Jácome Carlos M Paulo B
Carlos Alberto (mediador)
16h30 - Mesa 4 - Visualidades e engajamentos
Contendo uma dimensão pública, a visualidade é um campo de disputas políticas e também comunicacionais, uma vez que envolve a articulação entre formas semióticas e processos de apropriação desses modos textuais por diferentes agentes sociais. O engajamento então é simultaneamente político, estético e comunicacional. Como, porém, configurar e refletir sobre essa articulação? Apresentadores/debatedores
Rose Rocha Felipe Viero Jeder Janotti
Juarez Guimarães Dias (mediador)
Realização: Grupos Neepec e Tramas