PESQUISADORES

ALEXANDRE MIGUEL DA SILVA [CONVIDADO]

Mestrando em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bacharel em Letras - Estudos Literários - Espanhol pela Faculdade de Letras (FaLe) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Em 2017-2018, foi bolsista de iniciação cientifica com a pesquisa "As Mulheres da Dramaturgia de Griselda Gambaro: configurações do feminino através do teatro." Realizou intercâmbio estudantil em 2016/2 para Santa Fé/Argentina. Membro do grupo de pesquisa "Letra e Ato". Tem interesse nas áreas de Literatura Contemporânea, Literatura Dramática, Teatro e outras mídias.

Projeto: Do romance à dramaturgia, uma proposta para Bonsai, de Alejandro Zambra.
Nível: Mestrado [Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários | linha de pesquisa é Literatura, outras Artes e Mídias | FALE/ UFMG]
Orientador/a: Elen de Medeiros 
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1107802912827053

E-mail: alexandremiguel.dasilva2@gmail.com

ANA NAEMI MACHIDA

 

Mestranda na linha “Textualidades Midiáticas” do PPGCOM da UFMG, tem graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda também pela UFMG. Já integrou o grupo de pesquisa NucCom como bolsista de iniciação científica e realizou intercâmbio internacional para a Itália pelo Minas Mundi. Tem experiência na área de Direção de Arte/Design, tendo trabalhado na FEJEMG, 8D Propaganda, e em campanha política. Atualmente trabalha como Assistente de Design no Espaço do Conhecimento UFMG. Possui interesse nos estudos de gênero e performance, focando nas áreas de cognição infantil e pedagogização de gênero.
 

Projeto: Quero ser mais que princesa! Uma análise da construção de gênero das princesas Disney com base na percepção infantil
Nível: Mestrado
Orientador/a: Carlos Magno Camargos Mendonça  
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1930878556949376

E-mail: ananaemi@gmail.com
Academia.edu: https://ufmg.academia.edu/AnaMachida
 

ARTHUR GUEDES MESQUITA

Doutorando e mestre em Comunicação e Sociabilidade Contemporânea na linha de pesquisa Textualidades Midiáticas pela UFMG (2016), especialista em Comunicação, na área de Processos Comunicativos e Dispositivos Midiáticos pela UFMG (2012) e graduado em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, pela UnB (2010). Interessa-se pelos seguintes temas de pesquisa: reality shows, plataformas digitais, comunidades, estudos de gênero e sexualidade, masculinidades, drag, estudos queer e marketing digital.


Projeto: "WE'RE ALL BORN NAKED AND THE REST IS DRAG": A construção de corpos transviados nas textualidades drag de RuPaul's Drag Race
Nível: Doutorado
Orientador: Carlos Magno Camargos Mendonça
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4567279223877012
E-mail: arthurgmesquita@gmail.com
Academia.edu: https://independent.academia.edu/arthurgmesquita

CAROLINE MANSO

Mestranda em Comunicação Social na Universidade Federal de Minas Gerais, e graduada em Design de Moda pela mesma instituição. Realizou mobilidade acadêmica em Artes Cênicas na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Integra o Núcleo de Estudos em Estética do Performático e Experiência Comunicacional (UFMG), com pesquisa dedicada à performance, gênero e figurino.
 

Projeto: Desvestir-se em cena - Investigações sobre figurino, nudez e representações do feminino em realizações cênicas
Nível: Mestrado
Orientador/a: Carlos Magno Camargos Mendonça
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8061905089057662
E-mail: carolinebmanso@gmail.com
Academia.edu: https://ufmg.academia.edu/Carolinebmanso

ETTORE STEFANI DE MEDEIROS

Doutorando e mestre em Comunicação Social pela UFMG. Graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela UFSM. Pós-graduado em MBA em Marketing Digital pelo Instituto de Gestão em Tecnologia da Informação. Docente de especialização no Centro Universitário UNA. Interessa-se pelos seguintes temas de pesquisa: estudos de gênero e sexualidade, masculinidades, LGBTfobia, performance, mídias sociais, marketing digital e publicidade e propaganda.


Projeto: Necropolítica tropical em tempos de ultradireita: textualidades de ódio homofóbico e produção reguladora de masculinidades
Nível: Doutorado
Orientador/a: Carlos Magno Camargos Mendonça
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6140058885677069
E-mail: ettoremedeiros@gmail.com
Academia.edu: https://ufmg.academia.edu/EttoreMedeiros/Papers

MÁRCIO MURARI

Márcio Jorge Melo (aka Márcio Murari) é estudante de Licenciatura em Teatro na UFMG com formação complementar em Fotografia. No Teatro, trabalhou com diretores como Mariana Muniz, Luiz Otávio, Fabiano Lana, Angela Mourão, e Thierry Poquet e, em cinema, como ator e em diversas funções, em curtas, documentários e longas-metragens. Desenvolveu iniciação científica PRPQ no projeto Teatro, Música popular e ditadura no Brasil 02 - Duelo de MC's - conflito, identidade e espetacularidade (2014) e no projeto Mapeamento da Arte da Palhaçaria em Belo Horizonte / MG (2017).  Atualmente desenvolve pesquisas nas áreas de educação e performance.
 

Projeto: Poéticas de si, Poéticas compartilhadas - Estratégias em Performance: vivências e resistências
Nível: Graduação
Orientador/a: Juarez Guimarães Dias 
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4202370076214088
E-mail: murari13@ufmg.br

ROBERTO ALVES REIS

Doutorando em Comunicação Social pela UFMG. Mestre em Comunicação Social pela UFMG (2004). Jornalista. Professor nos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas no Centro Universitário Una, ministrando as disciplinas "Comunicação e Diversidade" e "Jornalismo, Ética e Diversidade". Coordenador do projeto de extensão “Una-se contra a LGBTfobia”. 
 

Projeto: Entre o dito e o não-dito: a ironia como tática de enfrentamento por pessoas LGBT no Facebook
Orientador/a:  Joana Ziller de Araújo Josephson
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3264173313046922

VICTOR HUGO DA PIEVE RODRIGUES VALADARES

Desenvolvedor de games para o público adulto masculino gay. Mestrando em Comunicação Social pela UFMG. Especialista em Design de Interação pela PUC-Minas e especialista com MBA em Comunicação e Marketing pela PUC-Minas. Membro do Grupo de Estudos em Marketing, Consumo e Sociedade (GEMACONS/ PUC-MINAS). Interessa-se por: queer game studies, homossexualidade masculina, jogos e discurso, análise crítica do discurso e consumer culture theory (CCT).
 

Projeto: Momentos Queer em Jogos Digitais Adultos Masculinos Gays: A utilização da cultura visual como estratégia para a promoção da diferença (título provisório)
Nível: Mestrado
Orientador/a: Carlos Magno Camargos Mendonça
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1925942303148263
E-mail: pieverodrigues@hotmail.com
Academia.edu: https://independent.academia.edu/VDaPieve

 

 

© 2020 NEEPEC/ UFMG