EXTENSÃO


E-BOOK
Toda pessoa é invenção: antologia viva LGBTQIAPN+ - Volume 1
Juarez Guimarães Dias (Orgs.)
Selo Editorial PPGCOM UFMG
2023
PROJETO “Toda pessoa é invenção: autobiografias, escritas afetivas e performativas de corpos LGBTQIAPN+”
Registro SIEX: 404066
Início: 01/02/2021
Status: em desenvolvimento
Coordenação: Prof. Juarez Guimarães Dias e Prof. Carlos Mendonça
Bolsistas: Malía Galvão e Dolly Piercing
O projeto, realizado de forma contínua, propõe atividades de produção de escritas afetivas e performativas elaboradas por pessoas pertencentes à população LGBTQIAPN+, a partir de metodologias inéditas, desenvolvidas pelos estudos das narrativas autobiográficas, escritas de si e plataformas digitais. Nossa proposta investe no compartilhamento dessas histórias de vida por meio de produtos digitais (e-book e podcasts) e de fácil acesso na busca de contribuir para a visibilidade e valorização de suas existências, ampliando seu reconhecimento na vida social.
A primeira edição (2021/ 2022) contou ao todo com 90 inscritas/os e 65 participantes, oriundos de 9 Estados, entre capitais e interior, com predominância para Minas Gerais/BH, sede do projeto. O projeto chega à segunda edição em 2025 e está em fase de ampliação, a partir de ações de internacionalização da metodologia, com o grupo Marginalia Making da NC State University (EUA), e uma ação de formação em escrita afetivas na pesquisa acadêmica em humanidades, realizada nas universidades francesas Paris-Saclay e Telecom Institute.
Coordenado pelos Profs. Juarez Guimarães Dias e Carlos Magno Camargos Mendonça, o projeto conta com a parceria da Diretoria de Políticas para a População LGBT da Prefeitura de Belo Horizonte, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFMG por meio de bolsas do Edital Democratizar - PBEXT Ações afirmativas. É sediado pelo Núcleo de Estudos em Estéticas do Performático e Experiência Comunicacional, que tem sido espaço de acolhimento de estudantes e pesquisadoras/es LGBTQIAPN+.
O projeto estrutura-se em dois eixos formativos: "Quem conta a sua história?" para o coletivo selecionado através de chamada pública para práticas de escrita criativa, afetiva e performativa a partir de autobiografias e escritas de si; para público geral com a realização de workshops sobre diversidade, ordenamento de gênero e seus mecanismos de opressão.

