top of page

GRADUAÇÃO

Tópicos de Laboratório em Comunicação Social: Comunicação e Expressão: a performance da presença
Carga horária: 90h/ Prática

Professor: Juarez Guimarães Dias

Ementa: A comunicação e a expressão interpessoal e grupal através da presença do performer em cena, de seus planos de expressão e de sua relação com o outro e o público.

PÓS-GRADUAÇÃO

Estudo em Textualidades Midiáticas I: Texto, Gênero e Performance

Carga horária: 60h/ teórica

Professor: Carlos Mendonça

Ementa: As estratégias de ordenamento de gênero encontram na comunicação midiática um espaço propício para o desenvolvimento de suas táticas. Tais táticas têm uma existência múltipla, fundamentalmente semiótica, através dos signos sonoros, verbais e visuais utilizados no
planejamento, execução e circulação dos produtos das mídias. Se por um lado estas operações semióticas objetivam uma realização simbólica com repercussões concretas nas performatividades de gênero, por outro lado perfomances que investem nas dissonâncias dos ordenamentos pululam em múltiplas plataformas. Neste curso, para a observação destas operações, tomamos como ponto de partida exercícios de expressões das masculinidades dominantes e também das desistentes. Discutiremos as tramas textuais tecidas tanto para os
enredamentos convencionais quanto para o esgarçamento dos mesmos.

GRADUAÇÃO

Tópicos de Laboratório em Comunicação Social:

Comunicação e Expressão: a performance da presença
Prof. Juarez Guimarães Dias
PÓS-GRADUAÇÃO

Estudos em Textualidades Midiáticas I:

Texto, Gênero e Performance
Prof. Carlos Mendonça
EVENTOS

núcleo de estudos em estéticas do performático e experiência comunicacional

defesa de dissertação

 

"Desvestir-se em cena: investigações sobre figurino, nudez e representações do feminino em realizações cênicas"

Candidata: Caroline Manso

Orientador: Prof. Dr. Carlos Magno Camargos Mendonça

Banca: Profa. Dra. Denise Pedron (UFMG)

Profa. Dra. Joana Ziller (UFMG)

Prof. Juarez Guimarães Dias (UFMG)

 

31.03.2020, 13h

Videoconferência (Skype)

“Ejercicios de crítica queer: como ‘funciona’ la sexualidade?” e “Elementos de teoría queer” de Lorenzo Bernini

“Somos contemporâneos de nossa escravidão” de Tales Ab’Sáber, “Eu, um crioulo” de José Fernando Peixoto de Azevedo e “O fardo da raça” de Achille Mbembe

“Erotismo e risco na política” de Tatiana Roque e “Estamos em guerra” de Peter Pál Pelbart

2020/1 

13/03: Abertura do Semestre


20/03: “Das interfaces: performance-criação de um topos de experimentação” Renato Cohen


27/03: “Sujeito do sexo/ gênero/ desejo” Judith Butler 


03/04: “Sujeito do sexo/ gênero/ desejo” Judith Butler 


17/04: “Atos corporais subversivos” Judith Butler


23 e 24/04: Seminário da Linha de Textualidades Midiáticas


08/05: “Atos corporais subversivos” Judith Butler 


15/05: “O interdito e a transgressão” Georges Bataille (p. 19-96)


22/05: “O interdito e a transgressão” Georges Bataille (p. 19-96)


29/05: “Translado: Narrativas Trans da Av. Pedro II”  Tomás German (et al) (Orgs)


05/06: “Manifesto Traveco-terrorista” Tertuliana Lustosa


19/06: “Rituais brutais nas mortes de travestis e transexuais: o que a abjeção da população T denuncia?” Diego da Silva Santos (et al)


26/06: Seminário Neepec “Pesquisas em processo”

NOSSOS CURSOS
2019/2

Tópicos em Cultura em Movimento C – Comunicação e performance em textualidades midiáticas e não-midiáticas

Carga horária: 60h/ teórica

Professores: Juarez Guimarães Dias e Carlos Magno Camargos Mendonça

Ementa: O Núcleo de Estudos em Estéticas do Performático e Experiência Comunicacional tem a performance como inspiração metodológica, investigando formas de comunicação que privilegiam a articulação entre o corpo, os textos visuais, sonoros e verbais. A experiência comunicacional que nos interessa irrompe na relação autopoiética existente entre as estéticas do performático e a vida ordinária; na percepção do corpo como lugar dos afetos, da intuição sensível; e na performance (em suas dimensões social, artística ou linguística) como arquivo, dispositivo de memória e, simultaneamente, como oportunidade de crítica, de inventividade e de transformação.

 

Laboratório de criação visual – Cartaz

Carga horária: 90h/ Prática

Professor: Carlos Mendonça

Ementa: Projetos gráficos de uma campanha publicitária: planejamento, criação e execução. conceitos e definições da comunicação visual. Os elementos do layout. Padrões e sistemas de cores. Estudo de fotografia. Diagramação e composição. Design gráfico. Produção gráfica. Formatos da mídia impressa. Conceituação da peça ou campanha.

 

Tópicos de Laboratório em Comunicação Social: A criação da personagem
Carga horária: 90h/ Prática

Professor: Juarez Guimarães Dias

Ementa: Criação, redação e produção de personas e personagens para projetos comunicacionais. Sujeitos ficcionais: as vozes do texto e os seres de papel. A criação e a construção da personagem, da realidade à ficção, e suas narrativas biográficas.

GRADUAÇÃO

Tópicos de Laboratório em Comunicação Social:

Comunicação e Expressão: a performance da presença
Prof. Juarez Guimarães Dias
PÓS-GRADUAÇÃO

Estudos em Textualidades Midiáticas I:

Texto, Gênero e Performance
Prof. Carlos Mendonça

CE

Comunicação e Expressão: a performance da presença

MGS

Mídia,
Gênero e
Sexualidade

LAB

Laboratório Transversal B em  Culturas em Movimento e Processos criativos

CORPOS FEITOS IMAGENS: NARRATIVAS DE SI COMO ATO DE RESISTÊNCIA
[2015- ATUAL]


O projeto tem como objetivo principal analisar imagens fotográficas de sujeitos em situação liminar, por sua orientação sexual ou por transitarem entre gêneros, buscando investigar em que medida estas narrativas visuais podem funcionar como desarme de algumas formas discursivas próprias aos crimes de ódio.

A VIDA É UM DRAMA
[2014 – 2017]


Compreendendo a performance como processo e produto, como mantenedora da tradição e ao mesmo tempo como transformadora das culturas, esta pesquisa investiga a formação de assuntos públicos em torno da defesa e do ataque aos direitos da pessoa homossexual. Inspirados na metáfora estética do Drama social, buscamos perceber como sujeitos em condições liminares emergem na cena pública através de fenômenos comunicacionais constituídos no encontro entre realidade social e realidade estética. 
 

bottom of page