NOSSOS CURSOS  2020/2

[Ensino Remoto Emergencial]

Tópicos em Cultura em Movimento C – Comunicação e performance em textualidades midiáticas e não-midiáticas

Carga horária: 60h/ teórica

Professores: Juarez Guimarães Dias e Carlos Magno Camargos Mendonça

Ementa: O Núcleo de Estudos em Estéticas do Performático e Experiência Comunicacional tem a performance como inspiração metodológica, investigando formas de comunicação que privilegiam a articulação entre o corpo, os textos visuais, sonoros e verbais. A experiência comunicacional que nos interessa irrompe na relação autopoiética existente entre as estéticas do performático e a vida ordinária; na percepção do corpo como lugar dos afetos, da intuição sensível; e na performance (em suas dimensões social, artística ou linguística) como arquivo, dispositivo de memória e, simultaneamente, como oportunidade de crítica, de inventividade e de transformação.

 

Laboratório de criação visual – Cartaz

Carga horária: 90h/ Prática

Professor: Carlos Mendonça

Ementa: Projetos gráficos de uma campanha publicitária: planejamento, criação e execução. conceitos e definições da comunicação visual. Os elementos do layout. Padrões e sistemas de cores. Estudo de fotografia. Diagramação e composição. Design gráfico. Produção gráfica. Formatos da mídia impressa. Conceituação da peça ou campanha.

 

Tópicos de Laboratório em Comunicação Social: A criação da personagem
Carga horária: 90h/ Prática

Professor: Juarez Guimarães Dias

Ementa: Criação, redação e produção de personas e personagens para projetos comunicacionais. Sujeitos ficcionais: as vozes do texto e os seres de papel. A criação e a construção da personagem, da realidade à ficção, e suas narrativas biográficas.

Tópicos de Laboratório em Comunicação Social: Comunicação e Expressão: a performance da presença
Carga horária: 90h/ Prática

Professor: Juarez Guimarães Dias

Ementa: A comunicação e a expressão interpessoal e grupal através da presença do performer em cena, de seus planos de expressão e de sua relação com o outro e o público.

Tópicos em Comunicação Social - Mídia, Gênero e Sexualidade: Propaganda, representações de gênero e sexualidades

Carga horária: 60h/ teórica

Professor: Carlos Mendonça

Ementa:Tecnicamente vanguardista, a publicidade é, na maior parte do tempo, conservadora. O planejamento e a criação de campanhas publicitárias e ações de propaganda investem em estratégias amparadas em modelos consolidados de comportamentos. Os anúncios nos chegam carregados de valores e padrões. Neste contexto, táticas de ordenamento de gênero encontram na comunicação mercadológica possiblidade de efetivar mais uma presença midiática. Tais táticas têm uma existência múltipla, fundamentalmente semiótica, através dos signos sonoros, verbais e visuais utilizados pela publicidade e propaganda. Neste curso, olhamos para a publicidade de varejo e para algumas ações de propaganda como espaços táticos, de realização concreta, de estratégias dedicadas ao controle das performatividades de gênero. Tomamos como ponto de partida exercícios de expressões das masculinidades. Entendemos que tais táticas tentam estabelecer a concretização de um padrão: mais do que ser homem é preciso parecer homem.

© 2020 NEEPEC/ UFMG