top of page
  • Foto do escritorNeepec

Quem conta a sua história? Guia de participação


O que é o projeto?

“Quem conta a sua história? - Encontros online de escrita criativa” é uma ação de extensão realizada pelo Núcleo de Estudos Neepec (UFMG) em parceria com o Centro de Referência LGBT da Prefeitura de Belo Horizonte. Tratam-se de encontros online pelo WhatsApp de escrita criativa e autobiográfica, desenvolvidos em diversas linguagens (textos, áudios, vídeos e/ ou imagens) e destinados exclusivamente a pessoas LGBTQIA+.


“Quem conta a sua história?” não é uma oficina nem um curso, mas um espaço coletivo de criação, produção e compartilhamento de histórias pessoais em que serão trabalhadas também a escuta e a empatia.


A população LGBTQIA+ tem sua existência invisibilizada ou estigmatizada por narrativas elaboradas por terceiros. Dessa forma, o Núcleo de Estudos Neepec vem desenvolvendo desde março de 2021 o projeto de extensão “Toda pessoa é invenção” que busca criar alternativas para pessoas pertencentes a essa população conduzirem escritas próprias à sua existência, incentivando outras formas de visibilidade social.


Como produto final, os textos produzidos nos encontros, com as autorizações de seus autores e autoras, serão reunidos em dois produtos editoriais digitais: uma antologia em formato e-book com distribuição gratuita e uma série de podcasts a serem veiculados na Rádio UFMG Educativa, mídias sociais e em plataformas digitais.


Quando e onde acontece e como posso me inscrever?

Os encontros serão realizados on-line pelo aplicativo WhatsApp no período de 24 a 31 de janeiro de 2022. As inscrições podem ser realizadas até o dia 23 de janeiro pelo site www.neepec.com.br. Mais informações sobre o projeto podem ser solicitadas pelo e-mail neepec.ufmg@gmail.com


Ao clicar em <<QUERO PARTICIPAR>> você será encaminhado ao grupo “Quem conta a sua história?” no aplicativo WhatsApp onde os encontros on-line vão acontecer. Entre e aguarde instruções da equipe do projeto.


Como funcionam os encontros?

Os encontros são organizados por temas-surpresa e serão trabalhados três temas ao longo do período, em dias alternados, ou seja, dia sim/ dia não, conforme agenda abaixo:


24 de janeiro (Segunda) - Tema 1

26 de janeiro (Quarta) - Tema 2

28 de janeiro (Sexta) - Tema 3

31 de janeiro (Segunda) - Encerramento


Em cada dia, os mediadores vão compartilhar no grupo pílulas sobre o tema em questão, que poderão ser textos curtos, áudios, vídeos, links para outros sites, para inspirar você a desenvolver as atividades propostas com o tempo para realização e a linguagem proposta.


Os mediadores também serão responsáveis por abrir e fechar o grupo para envio de mensagens, que devem ser utilizadas exclusivamente para os encontros e atividades do projeto.


Em caso de dúvidas, contatem por mensagem privada nossos estudantes bolsistas, João Sanches ou Heitor Fernandes, que estarão à disposição para atendê-las/os. Pedimos por favor que não utilizem o grupo para dúvidas, para não interromper o fluxo das atividades, ok?


Quem são os mediadores?

Os encontros serão mediados pelos Profs. Juarez Guimarães Dias e Carlos Mendonça do Departamento de Comunicação Social da UFMG e Coordenadores do Núcleo de Estudos em Estéticas do Performático e Experiência Comunicacional (Neepec), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).


Quais requisitos para participar?

Para participar não é necessário conhecimento nem habilidade prévia, apenas vontade de contar e compartilhar suas histórias. Não se preocupe! As/os participantes serão estimulados/as pelos mediadores com os temas para realizarem as propostas.


Quanto aos materiais, é preciso somente ter acesso à internet e fazer uso do aplicativo WhatsApp em seu smartphone ou em sua versão WhatsApp Web ou no aplicativo WhatsApp para computadores e notebooks.


Não se preocupe se você não conseguir participar de todas as atividades propostas. Siga seu tempo e seu fluxo, ok?


Como instalar o WhatsApp?

Para baixar e instalar o WhatsApp em seu smartphone, procure pelo aplicativo na loja virtual de sua preferência (Apple Store, Google Play etc.)


Para baixar e instalar o WhatsApp Web em seu navegador ou WhatsApp em seu computador, acesse https://www.whatsapp.com/. Atenção: é preciso ter o aplicativo em seu telefone celular para usá-lo em outros dispositivos.


E sobre desistência?

Ninguém é obrigado a nada, certo? Assim, se você desejar, por algum motivo, não continuar no grupo e nem participar do projeto, pode sair sem problemas. Mas se quiser nos dizer o por quê e se pudermos ajudar em algo, conte conosco!


O que é o Neepec?

O Núcleo de Estudos em Estéticas do Performático e Experiência Comunicacional (Neepec) é um grupo de estudos do Departamento de Comunicação Social da UFMG e que tem sido um espaço de acolhimento de estudantes e pesquisadoras/es LGBTQIA+. Nossas pesquisas e trabalhos atualmente passam por temas como identidades de gênero, sexualidades, experiências comunicacionais, escritas de si, autobiografias, performances e teatralidades.


O que é o Centro de Referência LGBT?

O Centro de Referência LGBT da Prefeitura de Belo Horizonte (CRLGBT) tem como objetivo contribuir para a defesa e promoção dos direitos humanos e cidadania da população LGBT, por meio de ações que visem ao enfrentamento da violência e discriminação por orientação sexual e identidade de gênero, no Município. O CRLGBT está à disposição das/os participantes deste projeto para atendimento e auxílio.


Contatos: (31) 98872-2131 e (31) 3277-4128


Ficha técnica do projeto

Projeto de Extensão “Toda pessoa é invenção: autobiografias, escritas afetivas e performativas”

Registro SIEX: 404066


Coordenação: Prof. Juarez Guimarães Dias e Prof. Carlos Mendonça

Bolsistas: João Sanches e Heitor Fernandes

Artistas colaboradores: Gabriel Castro Cavalcante e Marco Amaral


Parceria: Centro de Referência LGBT da Prefeitura de Belo Horizonte

Apoio: Pró-reitoria de Extensão da UFMG

Realização: Núcleo de Estudos Neepec


113 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page