top of page
  • Neepec

II Seminário Teorias da Comunicação e Experiência

O evento, organizado pelos grupos Tramas e Neepec, contará com sessões temáticas e trocas de pesquisas entre docentes e discentes de PPGs de vários Estados brasileiros.


Entre os dias 5 e 6 de dezembro de 2023, terça e quarta-feira, na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG, Campus Pampulha, os grupos Tramas Comunicacionais: Narrativa e Experiência (Tramas) e Núcleo de Estudos em Estéticas do Performático e Experiência Comunicacional (Neepec) realizam o II Seminário Teorias da Comunicação e Experiência, com entrada gratuita e com emissão de certificados para participantes.


A conferência de abertura ficará a cargo da Profa. Maria Joséfa Sanchez Leiva, da Universidad Rey Juan Carlos (Espanha), que apresentará o tema “Corpo, experiência e desejo: a dificuldade de ser, uma inflexão a partir do gênero”.


Tendo como tema desta segunda edição “Corpo, narrativa e performance” o seminário reunirá pesquisadoras e pesquisadores, entre docentes e discentes, de vários PPGs em Comunicação do Brasil: Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte e Universidade Federal de Ouro Preto. A sessão de abertura contará com lançamento dos livros “Teorias da Comunicação e Experiência: aproximações” (2023, Ed. Fi), “Em primeira pessoa - escritas afetivas e performativas de si” (2023, Ed. Selo PPGCOM UFMG), “De banca em banca: percursos entre catástrofes cotidianas” (2023, Selo PPGCOM UFMG) “Toda pessoa é invenção - antologia viva LGBTQIAPN+ Volume 1” (2023, Ed. Selo PPGCOM UFMG).


O evento retoma presencialmente os trabalhos de colaboração científica e produções conjuntas com a Espanha, iniciados em 2007 com a Universidad Complutense de Madrid (UCM). Esta edição marcará o princípio dos trabalhos de cooperação científica com a Universidad Rey Juan Carlos de Madrid, a partir da presença da professora e pesquisadora Maria José Sanchez Leiva. O comitê científico é composto por Bruno Souza Leal (UFMG), Carlos Magno Camargos Mendonça (UFMG), Felipe Viero (UFOP) e Juliana Gutmann (UFBA). A organização do evento está a cargo de Bruno Souza Leal, Carlos Mendonça e Juarez Guimarães Dias (UFMG).


Seminário Teorias da Comunicação e Experiência


Como parte das atividades de um projeto de pesquisa, ensino e extensão, registrado no Departamento de Comunicação Social da UFMG, o Seminário “Teorias da Comunicação e Experiência” teve sua primeira edição em novembro de 2022 na UFMG, com participação de pesquisadoras e pesquisadores das Universidades Federais de Minas Gerais e da Bahia, Universidade Estadual do Rio de Janeiro e da Universidade de São Paulo.

Sua proposição partiu de uma questão central que interessa às investigações dos grupos Tramas e Neepec: “O que é tomar a comunicação como experiência?”. “Comunicação” é uma expressão associada, regularmente, às interações e aos processos de mediação. Em torno desses termos se erigiu uma vasta e potente bibliografia, que compreende investimentos teóricos de fôlegos diversos e investigações acerca dos mais distintos fenômenos e processos. “Interação” e “mediação” mantêm uma íntima conexão com “experiência”, que, ao contrário, recebe menos atenção por parte de pesquisadoras/es.


Nessa perspectiva, pensar a Comunicação a partir da experiência implica aproximar de relações ainda imprecisas, que envolvem diferentes fenômenos e processos existentes na vida cotidiana e também os caminhos, construtos teóricos, procedimentos operacionais e aproximações empíricas que envolvem a produção do conhecimento. Essas reflexões podem alcançar dimensões que articulam comunicação e experiência, como tempo, agência, corpo e texto, que servem então como como vetores dos investimentos teóricos e em torno da aproximação a distintos fenômenos.


Um elemento decisivo nas interrelações entre comunicação e experiência é o corpo. Sendo ele mesmo um enigma, como define Mabel Moraña, o corpo ao mesmo tempo é condição para a experiência, seu paciente e seu agente. Além disso, mesmo em abordagens históricas ou culturalistas mais amplas, que buscam caracterizar experiências culturais específicas, o corpo se faz presente, ainda que seja como um pressuposto não explorado. Nesse sentido, as articulações comunicação, corpo, narrativa, performance e experiência comportam componentes específicos que ampliam ainda mais os desafios conceituais, metodológicos e reflexivos já indicados. Sob essa perspectiva de investigação, as e os conferencistas convidados são provocados a desenvolver suas reflexões e debate-las no Seminário.


A escolha das e dos conferencistas considerou sua expertise e sensibilidade ao tema do Seminário, assim como as diferentes matrizes teóricas com as quais operam.


Programação completa


PRIMEIRO DIA

5 de dezembro, terça-feira, das 14h às 19h - Auditório Carangola (FAFICH)


14h: Abertura oficial e Lançamento de livros

Mesa: Bruno Leal, Carlos Mendonça, Felipe Viero e Juarez Guimarães Dias


14h30: Conferência de abertura – “Corpo e experiência e desejo: a dificuldade de ser, uma inflexão a partir do gênero”

Palestrante: María Joséfa Sanchez Leiva (Universidad Rey Juan Carlos - Espanha)

Comentadores: Bruno Leal e Carlos Mendonça (UFMG)


16h: Intervalo


16h30: Sessão 1 – “Cenas: musicalidades, corporalidades e performances”

Palestrantes: Juliana Gutmann (UFBA), Tobias Queiróz (UERN), Edinaldo Mota Junior (UFRB) e Carlos Mendonça (UFMG)

Mediação: Carlos D’Andrea (UFMG)


SEGUNDO DIA

6 de dezembro, quarta-feira, das 14h às 19h - Auditório Bicalho (FAFICH)


14h: Sessão 2 – “Que corpo é esse?”

Palestrantes: Bruno S. Leal (UFMG), Joana Ziller (UFMG) e Juarez Guimarães Dias (UFMG)

Mediação: Daniel Melo (UFMG)


16h: Sessão 3 – “O corpo investigado: olhares do Tramas e do Neepec” (relatos e trocas de pesquisas entre discentes)

Mediação: Juarez Guimarães Dias (UFMG)


17h30: Sessão 4 – “Corpo, gênero e performances das audioverbovisualidades”

Palestrantes: Fernanda Capibaribe (UFPE), Karina Barbosa (UFOP) e Felipe Viero (UFOP)

Mediação: Camila Mantovani (UFMG)


19h: Encerramento


Minicurrículos das pessoas palestrantes


Bruno Souza Leal - Professor titular do Departamento de Comunicação/Fafich/UFMG e pesquisador permanente do PPGCOM/UFMG na linha de pesquisa "Textualidades midiáticas". Coordena o Núcleo de Estudos Tramas Comunicacionais: Narrativa e Experiência (Tramas). Pesquisador do CNPq.


Carlos Mendonça (UFMG) - Professor Associado do Departamento de Comunicação Social da UFMG, professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMG. Pesquisador e Co-coordenador do Núcleo de Estudos em Estéticas do Performático e Experiência Comunicacional (Neepec/UFMG). Pesquisador do CNPq.


Edinaldo Mota Junior - Doutor e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA, com sanduíche doutoral na Universidad Rey Juan Carlos (Espanha). Professor substituto do Curso de Graduação em Comunicação Social - Jornalismo (UFRB). Pesquisador associado do TRACC - Centro de Pesquisa em Estudos Culturais e Transformações na Comunicação e do CHAOS - Cultura Audiovisual, Historicidades e Sensibilidades.


Felipe Viero - Professor Adjunto do Departamento de Jornalismo e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFOP. É coordenador do GT Comunicação, Gêneros e Sexualidades da Compós. Integra o grupo de pesquisa Ponto: afetos, gêneros, narrativas.


Fernanda Capibaribe - Professora do Departamento de Comunicação e Permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação na UFPE. Coordena o curso de Cinema e Audiovisual. Pós-doutoramentos na McGill University, Montreal, Canadá (2016-2017 e 2020).


Joana Ziller - É responsável pela Diretoria de Governança Informacional da UFMG, onde responde pela Ouvidoria-Geral, pelo Serviço de Informação ao Cidadão e encarregada da LGPD. Professora Associada do Departamento de Comunicação Social e Permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG. Coordena o Grupo de Estudos em Lesbianidades (GEL).


Juarez Guimarães Dias - Professor do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMG. É Escritor, Encenador e Publicitário. Pesquisador e Co-coordenador do Núcleo de Estudos em Estéticas do Performático e Experiência Comunicacional (Neepec/UFMG).


Juliana Gutmann - Professora da Faculdade de Comunicação e do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA. Coordena o Grupo de Pesquisa CHAOS - Cultura Audiovisual, Historicidades e Sensibilidades e integra o TRACC - Centro de Pesquisa em Estudos Culturais e Transformações na Comunicação. Pesquisadora do CNPq.


Karina Barbosa - Professora Adjunta do Departamento de Jornalismo e Permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFOP. Fez estágio de pós-doutoramento no PPGCOM da FAFICH/UFMG entre 2020 e 2021. Líder do grupo de Pesquisa Ponto: afetos, gêneros, narrativas.


María Joséfa Sanchez Leyva - Professora Doutora na Facultad de Ciencias de la Comunicación da Universidad Rey Juan Carlos de Madrid, onde ensina e investiga desde 2002. É licenciada (1992) e doutora (2001) em Ciências da Informação pela Universidad Complutense de Madrid.


Tobias Queiróz - Professor do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Desenvolvimento Social da UERN. Foi pesquisador visitante na Universidade do Porto. É líder do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Cultura e Sociedade (UERN) e integra o Laboratório de Análise de Música e Audiovisual (UFPE).


Serviço

II Seminário Internacional Teorias da Comunicação e Experiência - “Corpo, narrativa e performance”


5 de dezembro, terça-feira, das 14h às 19h - Auditório Carangola (FAFICH)

6 de dezembro, quarta-feira, das 14h às 19h - Auditório Bicalho (FAFICH)


Entrada gratuita - Emissão de certificados para participantes

Instagram: @neepec.ufmg | @tramasufmg



15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page